Desde a sua implantação, em 2007, o Programa Caminho da Escola já investiu R$ 7 bilhões em veículos escolares para estados e municípios.
Hoje eles usados por 4,6 milhões de estudantes de escolas públicas residentes na zona rural e em regiões de difícil acesso e que dependem do transporte escolar para frequentar as aulas.
Com isso, o Caminho para a Escola ajudou não só reduzir a evasão escolar, na maioria dos municípios brasileiros, mas também contribuiu para o aumento do número de alunos matriculados nas escolas rurais.
Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa garante também o acesso e a permanência na escola dos estudantes da zona rural, matriculados na educação básica das redes estaduais e municipais do País.
Além de ônibus, o programa também utiliza lanchas e bicicletas para garantir o transporte escolar gratuito para os alunos da escola pública.
Dados do FNDE revelam que mais de 500 mil brasileiros, a maioria da região Norte, vão à escola ainda em embarcações não adequadas.
Com o Caminho da Escola, este quadro também está mudando, mas o processo é mais lento porque o sistema de produção de lanchas escolares é artesanal e ainda não há estaleiros em condições de fazer essa produção em série. Eles estão se adequando para atender à demanda do programa.
Um primeiro lote de 674 embarcações, fabricadas pela Marinha, já foi entregue, e um segundo lote será entregue até o final deste ano. Essas lanchas serão movidas a diesel, com baixo custo de manutenção, já que o diesel é mais barato na região Norte do País.
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