Estimativas mostram que só a operação Lava Jato na Petrobras teria provocado uma queda de 2% no PIB brasileiro em 2015, em um cenário de possível queda total de 3%.
Com sugestões de como aliviar o efeito da crise da Petrobras no país, será lançado hoje (12/11), em São Paulo, o livro “Um plano de ação para o salvamento do projeto nacional de infraestrutura”, de autoria de Walfrido Jorge Warde Júnior, Gilberto Bercovici e José Francisco Siqueira Neto.
Editado pela Editora Contracorrente, o livro conta ainda com contribuições de Luiz Gonzaga Beluzzo, Antonio Delfim Netto, Heleno Torres, Modesto Carvalhosa e Joaquim Levy.
Como adianta o artigo de um dos autores, Walfrido Jorge Warde Júnior, publicado na Folha de S. Paulo, o livro propõe uma solução de como os envolvidos na Operação Lava Jato na Petrobras poderiam ressarcir os cofres públicos: a criação de um programa em que as empresas envolvidas em corrupção que aderirem quitam suas dívidas junto à União, podendo pagar com participações societárias nos seus empreendimentos de infraestrutura.
O governo escolhe, avalia essas ações e determina a quantidade necessária para pagar a dívida. As empresas ganham por não quebrarem e poderem voltar a contratar com o poder público e, na esfera penal, seus dirigentes continuam a se defender. Para o país, a vantagem seria evitar a paralisação da economia.
Serviço:
Lançamento em 12 de novembro, 18h30, na Livraria da Vila, Shopping JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo, SP).
Crédito da foto da página inicial: ABr
Comments