top of page
fundo.png
  • Foto do escritorBrasil Debate

Novo texto discute crescimento e inclusão social

Acaba de ser divulgado novo texto da série “O Brasil de amanhã”, organizado pelo coletivo de economistas colaboradores do Instituto Lula. O texto em questão é de Ricardo Carneiro, que discute o crescimento e a inclusão social no Brasil.

O texto analisa os avanços e obstáculos do desenvolvimento brasileiro para indicar possíveis soluções para construção de uma proposta que não se atém apenas às heranças positivas do período de crescimento com inclusão social dos governos do PT, mas considera a herança deletéria do desmonte realizado pelo Governo Temer.

O autor defende propostas a partir do papel crucial do Estado no desenvolvimento econômico, sobretudo nas economias periféricas. Em primeiro lugar, Carneiro propõe assegurar um provimento de bens públicos suficiente e de qualidade para a população, bem como uma rede de proteção social adequada por meio da Política Social. Combinando uma Política Macroeconômica que concilie estabilidade e crescimento com a Política Industrial, o autor objetiva alcançar o desenvolvimento econômico acelerado com pleno emprego.

Por último, dado o estado de depressão no qual se encontra a economia brasileira, Ricardo Carneiro propõe um Plano Emergencial que permita recuperar de forma imediata o emprego e a renda da maioria da população com papel central do setor público. Dada a situação objetiva deteriorada e as expectativas fortemente negativas dos agentes privados, o autor propõe a atuação do Estado em especial em dois planos: o da renegociação das dívidas e o da reativação do circuito gasto-renda.

Comments


bottom of page