Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre a economia brasileira mostra claramente a evolução positiva do emprego no País a partir dos anos 2000:
Em claro contraste com a estagnação da geração de empregos nos anos 1990, período de forte aplicação dos preceitos neoliberais no País, o gráfico mostra que nos anos 2000 há forte crescimento do emprego em todos os setores analisados: setor extrativo-mineral, na agropecuária, na indústria manufatureira e nos serviços.
Destaca-se um crescimento mais acentuado do emprego especialmente nos serviços, no extrativismo e na indústria a partir de 2009, apesar da crise econômica mundial.
É importante citar também que o crescimento do emprego ocorre com o fortalecimento do emprego formal, i.e., com maior proteção e garantias para o trabalhador.
Como já discutimos anteriormente em Brasil dá um salto na formalização do trabalho e Crescimento do emprego formal reverte tendências negativas , também ao contrário da década de 1990, nos anos 2000 houve expressiva criação de empregos formais na economia, como mostram os dados abaixo do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para a manutenção desse quadro favorável é primordial que a geração de empregos formais em todos os setores da economia brasileira seja prioridade, pois o bem-estar da grande maioria dos brasileiros – trabalhadores – depende dos bons índices do mercado de trabalho.
Comments