O mercado potencial da economia brasileira parece ter chamado a atenção de investidores e empresas estrangeiras, a julgar pela evolução do investimento estrangeiro direto (IED) apresentada no gráfico abaixo – que atingiu recordes históricos no período recente.
A atratividade de uma economia para um estrangeiro está relacionada a vários fatores: a busca de mercados por parte das empresas; o acesso a recursos naturais; o acesso a métodos de produção mais eficientes; ou a busca de ativos que as empresas estrangeiras acreditam ser estratégicos.
Pelo menos quatro fatores potenciais podem ser vistos como atrativos para os investimentos estrangeiros: 1. O Brasil tem um posicionamento estratégico na América Latina, possuindo forte potencial de crescimento; 2. O Brasil é dotado de recursos naturais; 3. O mercado consumidor brasileiro está entre os maiores do mundo, e foi potencializado pela melhora de distribuição de renda dos últimos dez anos; 4. A economia brasileira já possui alguns setores bastante eficientes, como o agronegócio, a produção de petróleo em águas profundas, bem como a produção de aviões. Ainda há grandes oportunidades em áreas como infraestrutura e biotecnologia.
É visível que, apesar da onda de pessimismo que se vive no Brasil, os investimentos estrangeiros seguem firmes e fortes. Como estes investimentos possuem horizonte de longo prazo, eles indicam que a avaliação do Brasil pelos investidores externos continua otimista, por boas razões. Será que eles estão errados em se manter otimistas? Ou somos nós que estamos pessimistas sem razão?
Comments