top of page
fundo.png
  • Foto do escritorBrasil Debate

Agricultura familiar e a mesa do brasileiro

A agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros, como mostra quadro abaixo. Segundo Brancolina Ferreira, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), é preciso que a segurança e soberania alimentar ganhem dimensão central na discussão política no Brasil. Leia AQUI estudo seu sobre o tema.


No País, a segurança alimentar e nutricional precisa ter como fundamento o controle dos meios de produção, daí a necessidade de democratização do acesso à terra, estabelecimento de mecanismos públicos de controle relativos a aquisições de terras por estrangeiros, o estabelecimento de um limite à extensão dos imóveis rurais, além de um marco regulatório sobre o agronegócio.

Ou seja, depende não só do cumprimento de toda a legislação já existente como também de definir politicamente o que, para quem e sob quais condições continuaremos produzindo alimentos.

Assim, reforma agrária é estratégica para a reprodução da agricultura familiar, pois os assentamentos rurais compõem parcela importante da agricultura familiar. As áreas de agricultura familiar, reformadas ou não, cumprem uma função essencial de abastecimento alimentar e de matérias-primas para os setores urbanos.

Comments


bottom of page