top of page
fundo.png
  • Foto do escritorBrasil Debate

A violência contra negros no Brasil

Às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, dados do Mapa da Violência no Brasil mostram que a população negra brasileira é a mais vulnerável à violência no Brasil: enquanto as taxas de homicídio da população branca tendem a cair, aumentam as taxas de mortalidade entre os negros.

Quanto aos jovens, embora as taxas de homicídio de jovens brancos de 16 e 17 anos tenham caído 16,7% de 2003 a 2013, entre os jovens negros de mesma idade ela cresceu 32,7%, como mostra o gráfico abaixo.

Com esse diferencial, aumenta o índice de vitimização da população negra: se em 2003 eram assassinados proporcionalmente 71,8% mais negros que brancos, esse percentual passa a 173,6% em 2013. É importante frisar que, segundo os dados 93% dos jovens assassinados são homens.


grafico1 negros

Quanto às mulheres, os dados mostram que as taxas de homicídio de mulheres brancas caíram 11,9% de 2003 a 2013, enquanto as taxas das mulheres negras cresceram 19,5% nesse mesmo período, como mostra o gráfico abaixo.

Com esse diferencial de crescimento, as taxas de ambos os grupos de mulheres foram se afastando e, se o índice de vitimização negra, em 2003, era de 22,9%, chegou a 66,7% em 2013, com diferenças entre unidades da federação.

Os dados mostram que a violência contra a mulher está ligada à questão de gênero. No caso, a Lei Maria da Penha, apesar de ter um efeito importante nos dados, não foi capaz de conter no longo prazo os homicídios contra mulheres negras.


grafico2 negras

Em ambos os casos, são necessárias medidas urgentes contra a violência que assola a população negra brasileira.

Crédito da foto da página inicial: Marcelo Camargo/ABr

Comments


bottom of page