A relação dívida pública/PIB é um indicador importante porque é um dos termômetros da capacidade de um governo de pagar seus credores.
A dívida do setor público – governo federal, estados e municípios – pode ser medida de duas formas diferentes. Na primeira, mede-se a dívida bruta do governo, que contabiliza todos os passivos do setor público. Mas se a venda de novos títulos de dívida tem como contrapartida a aquisição de ativos por parte do setor público, como é no Brasil o caso da aquisição de reservas internacionais, então parece ser menos adequado medir a capacidade de pagamento do governo utilizando a dívida pública bruta/PIB. Por esse motivo, há um segundo conceito, de dívida líquida do setor público, que desconta da dívida os ativos que as três esferas do governo possuem.
No Brasil, a relação dívida pública líquida/PIB tem caído progressivamente desde outubro de 2002. A queda é mais pronunciada no caso da dívida líquida do setor público, uma vez que houve forte acumulação de reservas internacionais desde 2006.
Comentários